O órgão, comandado por Hugo Gross, resolveu a questão que envolvia uma empresa contratada pela TV Globo e a coluna traz detalhes exclusivos

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Os figurantes da TV Globo, que estavam com os pagamentos atrasados, vão receber os valores devidos. Isso é o que garante o Sindicato dos Artistas (Sated- RJ), que resolveu a questão envolvendo uma empresa contratada pela emissora dos Marinho e a coluna traz os detalhes agora com exclusividade para vocês, queridos leitores.

O órgão, liderado pelo presidente Hugo Gross, conseguiu que os figurantes que enfrentavam atrasos nos pagamentos fossem prontamente assistidos. A situação delicada decorreu da problemática relação com a agência de figuração Pool, que fornecia profissionais para as produções da Globo.

A coluna Fábia Oliveira revelou, em fevereiro, a difícil situação dos figurantes, ressaltando a demora nos pagamentos, especialmente pela Pool. Essa exposição levou Gross e o Sated-RJ a convocar uma reunião urgente para discutir e resolver o problema, assegurando que os direitos dos figurantes fossem respeitados.

Durante a reunião, o ator e presidente do sindicato enfatizou a importância de tratar os figurantes com dignidade, reafirmando seu compromisso em defender os trabalhadores e garantir condições de trabalho justas e seguras.

Essa ação ressalta a relevância dos sindicatos e de líderes engajados como Hugo Gross na proteção dos direitos dos trabalhadores, sobretudo em setores onde as condições laborais podem ser precárias e os direitos frequentemente ignorados.

As queixas dos atrasos

A coluna Fábia Oliveira, que vinha há um tempo repercutindo as condições dos trabalhos dos figurantes, ficou sabendo, em fevereiro, que uma das agências que contratam os profissionais para as produções da TV Globo estava prestes a fechar as portas. Uma fonte exclusiva desta jornalista explicou que após a pandemia a emissora mudou sua forma de trabalho, contratando somente através de três agências distintas: a Pool, Estellar e Elenco.

Segundo nossa fonte, a Estellar e a Elenco realizavam o pagamento até 15 dias úteis depois das participações, porém a Pool, demorava 40 dias, o que é um tempo exorbitante se comparada as outras duas.

Além da Pool ser a terceiriza mais problemática, em fevereiro corria um boato de que ela estava de “aviso prévio” e deixaria de prestar serviço para o canal. Ainda de acordo com a fonte, na ocasião existiam figurantes sem receber e os valores passavam de R$ 1.500, como é o caso de um deles.

Com tudo isso, o mal-estar tomou conta, já que todas as vezes que uma empresa sai da Globo, em seguida decreta falência e deixa de pagar o pessoal. E o pior, como um passarinho verde contou para esta coluna: a Globo não interviu nem se manifestou sobre o assunto. Mesmo sendo uma empresa contratada, os figurantes cobravam responsabilidade da Vênus Prateada.

Hugo Gross, responsável pelo Sindicatos dos Artistas (Sated-RJ), explicou com exclusividade que uma reunião estava marcada para debater o assunto: “Nós temos sempre reclamações de maus tratos, reclamações de alimento diferenciado [do artista e] dos figurantes. O figurante faz parte da nossa categoria e ele tem que ser respeitado, sim”, destacou.

Sobre a Pool, em específico, Gross esclareceu: “A Pool está tendo várias reclamações. E essa agência, dito pelos figurantes, não está pagando corretamente a figuração. Atrasaram e a agência passou para o figurante que quem não estava pagando era a TV Globo. Prontamente levantei essa informação e, assim, dito pela TV Globo, a informação está errada, que a agência de figuração é que não estava repassando devidamente para os figurantes”.

Hugo Gross concluiu a conversa afirmando que o Sated-RJ estava disponível para ajudar e resolver esse tipo de demanda: “Que eles rescindiram o contrato justamente. O sindicato está aí pra defender o trabalhador, pra defender o figurante, pra defender o associado, pra que ele possa exercer a sua função com dignidade, com respeito, que é o mais importante”.

TV Globo se pronunciou sobre o caso

Depois da coluna Fábia Oliveira noticiar, em fevereiro, que figurantes da TV Globo estavam reclamando da falta de pagamento, esta jornalista descobriu que a emissora arcaria com os custos deixados pela agência Pool, empresa terceirizada que não estava honrando com os compromissos da prestação de serviço.

De acordo com uma mensagem que a coluna teve acesso com exclusividade, uma das produtoras garante que todos os valores devidos ficariam a cargo do canal carioca. “Lamentamos muito por isso, mas, diante das dificuldades que a empresa vem atravessando desde a pandemia, tornou se inviável seguir”, dizia parte do comunicado enviado aos figurantes.

“Está oficializado o desligamento da agência Pool da Rede Globo. É importante ressaltar que a equipe Pool é muito grata a todos vocês pelos diversos trabalhos prestados antigos ou recentes. Ainda não temos uma previsão de datas, pois está sendo iniciado um levantamento de tudo que está pendente para que seja enviado o quanto antes para a emissora”, continuaram no texto de despedida.